Informações gerais
Carga horária: 180 horas
Modalidade: 100% EAD
SOBRE O CURSO
A Deficiência Intelectual é a incapacidade caracterizada por limitações significativas no funcionamento intelectual e no comportamento adaptativo, e está expressa nas habilidades práticas, sociais e conceituais, originando-se antes dos dezoito anos de idade (AAMR, 2006).
OBJETIVO DO CURSO
Preparar o Professor de Apoio à Comunicação, Linguagens e Tecnologias Assistivas, Professor de Sala de Recursos e demais profissionais para trabalharem com o deficiente intelectual em sala de aula regular e/ou sala de recursos, compreendendo as necessidades educativas do aluno.
O QUE VOCÊ ESTUDA
- Fundamentação, Princípios e Diretrizes da Educação Especial e Inclusiva;
- Atribuições e Serviços dos Profissionais do Atendimento Educacional Especializado;
- Desenvolvimento geral da mente/inteligência e aspectos construtivos do conhecimento/aprendizagem;
- Habilidades Acadêmicas: Processo cognitivo, metacognitivo, raciocínio lógico entre outros ligados ao desenvolvimento global humano;
- Estudo do histórico, conceituação e concepção de Deficiência Intelectual e Transtorno Mental;
- Avaliação, diagnóstico e classificação dos traços de Deficiência Intelectual
Diferenciando a Deficiência intelectual das Dificuldades de Aprendizagem, transtornos e distúrbios; - Elaboração e análise de “Estudo de Caso” de alunos com Deficiência Intelectual;
- Planejamento Geral de AEE para alunos com Deficiência Intelectual;
- Mediação Pedagógica aos alunos com Deficiência Intelectual em Sala de Aula Regular Comum;
- Mediação Pedagógica aos alunos com Deficiência Intelectual em Sala de Recursos Multifuncional.
COMO FUNCIONA
100% EAD (Educação a Distância).
O aluno pode realizar as atividades no dia e horário que lhe for mais conveniente, por meio de seu computador e internet no período de duração curso.
Os conteúdos estão organizados em web aulas, vídeo aulas e avaliações virtuais. Todo o conteúdo está organizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem.
Para a aprovação no curso e, por conseguinte, requerer o certificado, o aluno deverá obter conceito mínimo (60%) suficiente em todas as avaliações virtuais.