Informações gerais
Carga horária: 180 horas
Modalidade: 100% EAD
SOBRE O CURSO
A finalidade deste curso é ótica da perspectiva da Educação Especial e das práticas de atendimento a alunos com deficiência auditiva/surdez. Em uma proposta inclusiva nosso intuito é oferecer aos profissionais da educação e afins, conhecimentos, habilidades e práticas para trabalharem com o deficiente auditivo em sala de aula.
OBJETIVO DO CURSO
O objetivo do curso envolve preparar o Professor de Apoio à Comunicação, Linguagens e Tecnologias Assistivas, Professor de Sala de Recursos e demais profissionais para trabalharem com o deficiente auditivo em sala de aula regular e/ou sala de recursos, compreendendo as necessidades educativas deste.
O QUE VOCÊ ESTUDA
- Gestação, Fundamentação, Princípios e Diretrizes da Educação Especial/Inclusiva;
- O Atendimento Educacional Especializado em uma perspectiva inclusiva – atribuição dos serviços e profissionais da área;
- Concepção histórica e caracterização da Deficiência Auditiva/Surdez;
- Recursos tecnológicos e sistemas eletrônicos auxiliares para o deficiente auditivo e sua aplicação no ambiente escolar;
- Imagem do sujeito surdo construída pelos discursos do mundo pós-moderno – Cultura Surda e Identidade sócio antropológica;
- Legislação e políticas públicas para o povo surdo e educação bilíngue;
- Desenvolvimento geral da criança surda: pensamento, aquisição de linguagem e processamento cognitivo;
- Fundamentos de Libras – Língua Brasileira de Sinais: constituição, estruturação e funcionamento;
- Planejamento Geral de AEE no espaço escolar para alunos com Deficiência Auditiva/Surdez;
- Mediação Pedagógica aos alunos com Deficiência Auditiva/Surdez em Sala de Aula Regular Comum;
- Mediação Pedagógica aos alunos com Deficiência Auditiva/Surdez em Sala de Recursos Multifuncional.
COMO FUNCIONA
100% EAD (Educação a Distância).
O aluno pode realizar as atividades no dia e horário que lhe for mais conveniente, por meio de seu computador e internet no período de duração curso.
Os conteúdos estão organizados em web aulas, vídeo aulas e avaliações virtuais. Todo o conteúdo está organizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem.
Para a aprovação no curso e, por conseguinte, requerer o certificado, o aluno deverá obter conceito mínimo (60%) suficiente em todas as avaliações virtuais.