Informações gerais
Carga horária: 180 horas
Modalidade: 100% EAD
SOBRE O CURSO
A Escola Especial, frente ao processo de inclusão, deve transformar-se, romper com o papel assistencialista, cujas prioridades eram o cuidado pessoal, a clínica e a socialização dos alunos com deficiências e transtornos globais do desenvolvimento, organizando-se para o oferecimento de apoio às escolas comuns, através de capacitações dos professores, suporte de recursos didáticos e tecnológicos específicos e oferecimento de complementação curricular aos alunos público da Educação Especial que estão matriculados nas escolas de ensino comum.
OBJETIVOS DO CURSO
Possibilitar o aluno conhecimento do contexto histórico e filosófico da necessidade de inclusão social de crianças e adultos. Além de identificar as necessidades educacionais especiais e as propostas de inclusão nas escolas e na sociedade.
O QUE VOCÊ ESTUDA
- Fundamentação, Princípios e Diretrizes da Educação Especial/Inclusiva;
- O Atendimento Educacional Especializado em uma perspectiva inclusiva – atribuição dos serviços e profissionais de apoio pedagógico;
- O Projeto Político Pedagógico, Regimento Escolar e Documentos Subsidiários na construção e garantia de uma escola para todos;
- Principais Políticas Públicas para a Educação Especial na Perspectiva da Escola Inclusiva;
- O Reconhecimento do Atendimento Educacional Especializado em Instituições de Ensino Públicas;
- Avaliação, diagnóstico e orientação dos alunos público alvo da educação especial;
- Planejamento Geral de Atendimento Educacional Especializado para alunos com Deficiência;
- Mediação Pedagógica aos alunos com Deficiência em Sala de Aula Regular Comum;
- Mediação Pedagógica aos alunos com Deficiência em Sala de Recursos.
COMO FUNCIONA
100% EAD. O aluno pode realizar as atividades no dia e horário que lhe for mais conveniente, por meio de seu computador e internet no período de duração curso.
Os módulos estão organizados em web aulas, vídeo aulas, e avaliações virtuais. Todo o conteúdo está organizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem.
Para a aprovação no curso o aluno deve obter conceito mínimo suficiente em todas as avaliações virtuais.