Informações gerais
Carga horária: 180 horas
Modalidade: 100% EAD
SOBRE O CURSO
A Educação Inclusiva parte do princípio de que todos têm o direito de acesso ao conhecimento sem nenhuma forma de discriminação. Tem como objetivo reverter a realidade histórica do país marcada pela desigualdade e exclusão. A política educacional inclusiva da rede pública estadual de educação é orientada pelo reconhecimento deste direito, respeito à individualidade e valorização da diversidade.
OBJETIVO DO CURSO
Apresentar aos educadores procedimentos e estratégias que possibilitem desenvolver uma prática pedagógica inclusiva na sala de aula, além, também, aprofundar e aperfeiçoar os conhecimentos com o propósito de superar os desafios para uma Educação Inclusiva, que levem em conta a diversidade dos processos de aprendizagem e a multiplicidade cultural dos indivíduos.
O QUE VOCÊ ESTUDA
- Fundamentação, Princípios e Diretrizes da Educação Especial/Inclusiva;
- O Atendimento Educacional Especializado em uma perspectiva inclusiva – atribuição dos serviços e profissionais de apoio pedagógico;
- O Projeto Político Pedagógico, Regimento Escolar e Documentos Subsidiários na construção e garantia de uma escola para todos;
- Principais Políticas Públicas para a Educação Especial na Perspectiva da Escola Inclusiva;
- Educação contemporânea nos pressupostos da escola para todos;
- Aproximação e Convergências da Educação Especial e Educação Inclusiva;
- A diversidade da sociedade e o viés da escola nesta coparticipação;
- A Produção Social da Identidade de Diferença;
- A concepção e idealização da escola inclusiva;
- Inclusão das pessoas com deficiências na Perspectiva da Educação para todos;
- Os atores do processo da educação inclusiva e suas contribuições.
COMO FUNCIONA
100% EAD (Educação a Distância).
O aluno pode realizar as atividades no dia e horário que lhe for mais conveniente, por meio de seu computador e internet no período de duração curso.
Os conteúdos estão organizados em web aulas, vídeo aulas e avaliações virtuais. Todo o conteúdo está organizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem.
Para a aprovação no curso e, por conseguinte, requerer o certificado, o aluno deverá obter conceito mínimo (60%) suficiente em todas as avaliações virtuais.