Informações gerais
Carga horária: 180 horas
Modalidade: 100% EAD
SOBRE O CURSO
A Deficiência Física é uma limitação do funcionamento físico-motor de um ser humano. Normalmente, os problemas ocorrem no cérebro ou sistema locomotor, levando a um mau funcionamento ou paralisia dos membros inferiores e/ou superiores.
OBJETIVO DO CURSO
Preparar o Professor de Apoio à Comunicação, Linguagens e Tecnologias Assistivas, Professor de Sala de Recursos e demais profissionais para trabalharem com o deficiente físico em sala de aula regular e/ou sala de recursos, compreendendo as necessidades educativas deste.
O QUE VOCÊ ESTUDA
- Fundamentação, Princípios e Diretrizes da Educação Especial e Inclusiva;
- Serviços e Atribuições do Atendimento Educacional Especializado;
- Deficiência física: classificação, causas e tipos de deficiência física;
- Patologias neuropsicomotoras – perturbações na coordenação motora;
- Características gerais e classificação da disfunção neuromotora;
- Orientações gerais sobre acessibilidade espacial;
- As Tecnologias Assistivas para as atividades da vida diária e educacionais;
- Atividades, brincadeiras, jogos e esporte adaptado para as deficiências físicas;
- Elaboração e análise de “Estudo de Caso” de alunos com Deficiência Física;
- Planejamento Geral de AEE para alunos com Deficiência Física;
- Mediação Pedagógica aos alunos com Deficiência Física em Sala de Aula Regular Comum;
- Mediação Pedagógica aos alunos com Deficiência Física em Sala de Recursos Multifuncional.
COMO FUNCIONA
100% EAD (Educação a Distância).
O aluno pode realizar as atividades no dia e horário que lhe for mais conveniente, por meio de seu computador e internet no período de duração curso.
Os conteúdos estão organizados em web aulas, vídeo aulas e avaliações virtuais. Todo o conteúdo está organizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem.
Para a aprovação no curso e, por conseguinte, requerer o certificado, o aluno deverá obter conceito mínimo (60%) suficiente em todas as avaliações virtuais.