Informações gerais
Carga horária: 180 horas
Modalidade: 100% EAD
SOBRE O CURSO
A Deficiência Múltipla é a ocorrência de duas ou mais deficiências simultaneamente, sejam deficiências intelectuais, físicas ou ambas combinadas. Os alunos com Deficiência Múltipla têm direito a Atendimento Educacional Especializado.
OBJETIVO DO CURSO
Preparar o Professor de Apoio à Comunicação, Linguagens e Tecnologias Assistivas, Professor de Sala de Recursos e demais profissionais para trabalharem com o deficiente múltiplo em sala de aula regular e/ou sala de recursos, compreendendo as necessidades educativas do aluno.
O QUE VOCÊ ESTUDA
- Fundamentação, Princípios e Diretrizes da Educação Especial e Inclusiva;
- O Atendimento Educacional Especializado em uma perspectiva inclusiva – atribuição dos serviços e profissionais de apoio pedagógico;
- Processos psicopatológicos, Neurofisiologia e aspectos gerais do funcionamento humano;
- Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem: Perspectivas teórico-metodológicas do desenvolvimento e aprendizagem humanos;
- Conceito, caracterização e estruturação das deficiências múltiplas (deficiências associadas) e perspectivas educacionais;
- Surdocegueira e o modelo de trabalho em uma visão sócio interativa funcional;
- Deficiência múltipla e síndromes associadas às deficiências;
- Elaboração e análise de “Estudo de Caso” de alunos com Deficiência Múltipla, Surdocegueira ou Síndromes;
- Planejamento Geral de AEE para alunos com Deficiência Múltipla, Surdocegueira ou Síndromes;
- Mediação Pedagógica aos alunos com Deficiência Múltipla, Surdocegueira ou Síndromes em Sala de Aula Regular Comum;
- Mediação Pedagógica aos alunos com Deficiência Múltipla, Surdocegueira ou Síndromes em Sala de Recursos Multifuncional.
COMO FUNCIONA
100% EAD (Educação a Distância).
O aluno pode realizar as atividades no dia e horário que lhe for mais conveniente, por meio de seu computador e internet no período de duração curso.
Os conteúdos estão organizados em web aulas, vídeo aulas e avaliações virtuais. Todo o conteúdo está organizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem.
Para a aprovação no curso, e por conseguinte, requerer o certificado, o aluno deverá obter conceito mínimo suficiente em todas as avaliações virtuais.